1) Manin, constrói três tipos idéias de governo representativo, o parlamentar, a democracia de partido e a democracia do público, cada um com princípios e caracteristicas diferentes.
Primeiro princípio: Eleições dos representantes pelo governados.
No governo representativo de tipo parlamentar, os eleitores votam em candidatos em que confiam, o candidato inspira confiança por sua personalidade, não por suas relações com outros representantes ou com organizações. Já na democracia de partido é diferente os eleitores votam em um partido e não em uma pessoa e na democracia do publico cada vez mais os eleitores tendem a votar em uma pessoa e não em um partido. As diferenças desses regimes ainda permanecem quando se fala no princípio de Independência parcial dos representantes, no tipo parlamentar, os deputados são livres para votar de acordo com sua consciência e seu julgamento pessoal, não parte de seu papel transmitir uma vontade política já formulada do lado de fora do parlamento, já na democracia de partido, os representantes não são indivíduos livres para votar segundo sua consciência e julgamento, eles estão presos a disciplina partidária. O princípio de liberdade de opinião também é questionada por esse regimes, o tipo parlamentar a opinião publica não é muito respeitada, e na democracia de partido a opinião publica é controlada pelos partidos, somente na democracia do publico, que existe uma neutralidade de informação. E por fim os regimes representativos tem pontos diversos também quando se fala nas decisões políticas após debates, no tipo parlamentar, o parlamento pode ser um local de deliberação no sentido pelo da palavra, ou seja, um lugar onde os políticos definem suas posições através de discussão e onde o consentimento de uma maioria é alcançado através da troca de argumentos, na democracia de partido, as decisões são tomadas antes do debate parlamentar, as decisões são tomadas pelo partido, na democracia do publico o parlamento tem tão pouca importância como fórum de discussão quanto na democracia de partido.
2) O regime representativo de tipo parlamentar, era muito fechado, não dava espaço para o eleitor expressar sua opinião, principalmente em períodos de campanhas eleitorais, desta forma a imprensa, não tinha uma força representativa. Mais na democracia de partido a imprensa começa a exercer um papel mais marcante, mantendo um laço com os partidos, influenciando diretamente a opinião publica em favorecimento dos partidos, gerando uma estabilidade de informação. Na democracia do publico a imprensa exerce um papel diferente dos outros regimes, não tem uma base partidária, é considerada totalmente neutras.
3) Segundo Manin, os canais de comunicação com opinião publica são totalmente neutros, isto é não tem base partidária. Esta tese de Manin, não se aplica ao caso brasileiro, a mídia, importante fonte de informação e conhecimento, também dita modas e costumes e está presente no cotidiano das pessoas. Diante disso, é evidente sua influência não somente no que se relaciona à informação, mas também no que se refere a beneficiar determinados candidatos, influenciando a população. No caso do Brasil boa parte dos meios de comunicação estão vinculados a políticos, desta forma fica difícil a mídia ser neutra.
Rina Bilac -0712043
Primeiro princípio: Eleições dos representantes pelo governados.
No governo representativo de tipo parlamentar, os eleitores votam em candidatos em que confiam, o candidato inspira confiança por sua personalidade, não por suas relações com outros representantes ou com organizações. Já na democracia de partido é diferente os eleitores votam em um partido e não em uma pessoa e na democracia do publico cada vez mais os eleitores tendem a votar em uma pessoa e não em um partido. As diferenças desses regimes ainda permanecem quando se fala no princípio de Independência parcial dos representantes, no tipo parlamentar, os deputados são livres para votar de acordo com sua consciência e seu julgamento pessoal, não parte de seu papel transmitir uma vontade política já formulada do lado de fora do parlamento, já na democracia de partido, os representantes não são indivíduos livres para votar segundo sua consciência e julgamento, eles estão presos a disciplina partidária. O princípio de liberdade de opinião também é questionada por esse regimes, o tipo parlamentar a opinião publica não é muito respeitada, e na democracia de partido a opinião publica é controlada pelos partidos, somente na democracia do publico, que existe uma neutralidade de informação. E por fim os regimes representativos tem pontos diversos também quando se fala nas decisões políticas após debates, no tipo parlamentar, o parlamento pode ser um local de deliberação no sentido pelo da palavra, ou seja, um lugar onde os políticos definem suas posições através de discussão e onde o consentimento de uma maioria é alcançado através da troca de argumentos, na democracia de partido, as decisões são tomadas antes do debate parlamentar, as decisões são tomadas pelo partido, na democracia do publico o parlamento tem tão pouca importância como fórum de discussão quanto na democracia de partido.
2) O regime representativo de tipo parlamentar, era muito fechado, não dava espaço para o eleitor expressar sua opinião, principalmente em períodos de campanhas eleitorais, desta forma a imprensa, não tinha uma força representativa. Mais na democracia de partido a imprensa começa a exercer um papel mais marcante, mantendo um laço com os partidos, influenciando diretamente a opinião publica em favorecimento dos partidos, gerando uma estabilidade de informação. Na democracia do publico a imprensa exerce um papel diferente dos outros regimes, não tem uma base partidária, é considerada totalmente neutras.
3) Segundo Manin, os canais de comunicação com opinião publica são totalmente neutros, isto é não tem base partidária. Esta tese de Manin, não se aplica ao caso brasileiro, a mídia, importante fonte de informação e conhecimento, também dita modas e costumes e está presente no cotidiano das pessoas. Diante disso, é evidente sua influência não somente no que se relaciona à informação, mas também no que se refere a beneficiar determinados candidatos, influenciando a população. No caso do Brasil boa parte dos meios de comunicação estão vinculados a políticos, desta forma fica difícil a mídia ser neutra.
Rina Bilac -0712043
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