Texto em referência:
KUCINSKI, Bernardo. A revolução anti-industrial da internet. In: KUCINSKI, B. Jornalismo na era virtual: ensaios sobre o colapso da razão ética. São Paulo: Fundação Perseu Abramo/Unesp, 2005.
Até que ponto a internet conseguirá se tornar uma mídia livre, democrática e fora do controle das grandes corporações de comunicação?
1) Liste os argumentos "otimistas" de Kucinski.
2) Liste e acrescente aspectos problemáticos que podem frustrar o cenário positivo traçado pelo autor.
Obs: o texto pode ser encontrado na reprografia ("Xérox do DA").
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Kucinski diz que a internet é uma mídia bem mais interativa do que jornais e TV, até porque, seus recursos são bem mais específicos para exercer a interatividade, o que pouco acontece e seus custos são maiores com TV e jornais. Ele diz que a internet revoluciona a administração pública, organiza a sociedade mais facilmente e ajuda no exercício da cidadania, ou seja, é uma forma mais fácil e prática de interação de toda uma sociedade em vários aspectos. Além disso, a forma mais barata de produção se remete à sua grande intensidade. A individualidade que a internet produz foge do controle das grandes corporações, pois permite um custo baixo e visível para quem quer acessar. Kucinski também enfativa a democratização da informação, celebrando a terceirização do jornalismo, uma comunicação libertária.
ResponderExcluirOs aspectos problemáticos se remetem a vários assuntos polêmicos criados na rede, como copiar livros e canções sem o pagamento de direitos autorais aos que de direito pertence. O controle ideológico se torna cada vez mais impossível, sendo o espaço da internet, segundo o autor, extraterritorial. A denominação de mercados pode causar aspectos monopolistas e oligopolistas de grandes mercados. Fora que a internet é um grande difusora de boatos que podem causar um grande estrago, no âmbito de uma sociedade e mais ainda, em algum Estado, enfim, valores e discussões éticas são colocadas em evidencias para o melhor entendimento.
Michelle de Oliveira
Mat: 071249-3
1) Para o autor, os argumentos otimistas acerca do uso da internet e suas conseqüências são:
ResponderExcluirGrupos de trabalhadores, em especial os intelectuais, recuperaram uma autonomia relativa que havia sido destruída pelo capital intensivo da revolução industrial;
A internet é barata, anti-concentradora, libertária e com alcances quase infinitos. Também está praticamente imune de censura, controle e limitações;
A internet como meio de transmissão é também um novo tipo de agência de notícias, rompendo a verticalidade e a concentração das agências tradicionais e alimenta não apenas jornais a partir de escritórios centrais, mas também ONGs, produtores intelectuais independentes e movimentos políticos e sociais;
Aumento da quantidade e tipos de informações a serem transmitidas em intervalos de tempo cada vez menores;
Permite a armazenagem de todos os tipos sobre todos assuntos;
O acesso ao sistema é irrestrito, tanto pelo emissor quanto pelo receptor;
Permite, com facilidade, a entrevista de técnicos e personalidades em qualquer parte do mundo;
Permite a socialização de pessoas que nunca se conheceriam no cotidiano;
Deu viabilidade técnica ao exercício da democracia direta e acesso direto do cidadão aos serviços do Estado;
Alterou o ritmo de abastecimento de notícias, no qual o jornalismo on line funciona como uma agência de notícias provisória, que pauta os outros meios de comunicação, ao mesmo tempo que funciona como leitura final para o usuário da internet;
Possibilidade de que sejam lidos imediatamente jornais de quaisquer partes do mundo a respeito de um determinado assunto em comum;
A revolução tecnológica barateia a produção, devolve autonomia ao produtor e fragmenta o espaço midiático em grande intensidade;
Não tem por força condutora o dinheiro oriundo da concentração do mercado de comunicação.
2) Os aspectos problemáticos que podem frustrar este cenário são:
Dificuldade no financiamento das atividades dos portais da internet;
Quebra as relações comerciais existentes relativas ao uso de patentes e direitos, o que pode por exemplo diminuir os incentivos à produção de novas descobertas;
A internet criou dilemas no plano ético, derrubando a demarcação entre comunicação pública e privada;
Seu conteúdo é arbitrário, com problemas de autenticidade e veracidade das informações, não existindo credibilidade e responsabilidade por muitas mensagens encaminhadas e retransmitidas;
Falta de ética na retransmissão de mensagens pessoais, tornando-as públicas;
Ausência de lei de imprensa ou outra regulamentação para a internet;
Aculturação de povos, seja pela língua, seja pela escrita, como é o caso chinês (não tem como haver um teclado com todos os caracteres deste idioma, assim, eles aprendem a falar chinês e escrever em inglês) (a língua “oficial” da internet é o inglês);
Fortalecimento da visão ocidental americana do mundo.
LUIZ CANTARINO 07/24947
1)Alguns pontos positivos de Kucinski se fazem presentes na medida em que o mesmo afirma que a internet é uma mídia muito interativa, mais até do que jornais e TV, uma vez que seus recursos oferecem mais interatividade. Afirma que a internet revoluciona a Administração pública, organiza a sociedade mais facilmente e ajuda no exercício da cidadania. A individualidade que a internet produz, foge ao controle das grandes corporações, pois permite custo baixo para quem quer acessar. Outro ponto de ênfase dada pelo autor é a democratização da informação, celebrando a terceirização do jornalismo.
ResponderExcluir2)Os aspectos negativos apontados são: Cópias de sem o pagamento de direitos autorais, músicas, livros, filmes e etc. A extraterritorialidade, falta de controle ideológico, com isso a ética é colocada em evidência em algumas situações. Boatos, matérias falsas e/ou exposição de pessoas e instituições sem fundamentos também destacam-se como pontos negativos.
Felipe Antônio – 0703974.
1- O Autor Kucinski começar sua palestra demostrando as aspectos positivos da internet através da sua funcionalidades que são: Função de transmissão de dados, ampliando o leque de instrumentos de meios transmissão; ferramenta de trabalho, que permite acessar bancos de dados, fazer entrevistas, ler jornais e publicações de todo o mundo e trabalhar com base matéria; a função de memória de toda produção intelectual, artística e científica, na forma de arquivos digitalizados, acessíveis de qualquer parte do mundo; funções acessórias importantes no campo político, como articuladora de movimentos sociais.
ResponderExcluir2- Os aspectos problemáticos da Internet no ponto de vista do Kucinski está relacionados a ética, ou seja, a ética entre o público é o privado, com a internet este espaço muito grande entre o público e o privado ficou reduzido a zero. Seus conteúdos são os mais arbitários possíveis e, por meio da facilidade de copiar, ela destruiu na prática o conceito de direito autoral. Outro problemas é chamado exclusão digital, sendo que não é verdadeiro.
Rozangela
0701033
Para o autor, a internet consegue exercer um trabalho de interatividade muito maior do que a TV e o rádio, devido a fatores como: custo, recursos e exercício dessa interatividade.
ResponderExcluirKucinski ordena três pontos positivos no uso da internet como forma de facilitar a vida na sociedade, são elas: exercício da cidadania, organização da sociedade e uso pela administração pública.
O autor ressalta que a internet tem a forma barata de produção e que individualidade é um problema pra grandes corporações porque foge do controle.
Uma das principais vantagens da internet, é a democratização que ela gera, pois cria um sistema de terceirização do jornalismo.
Porém, os downloads de livros e músicas sem o crédito dos direitos autorais é um grande problema.
Para Kucinski, a internet é um lugar extraterritorial, pois, não o controle ideológico se torna muito difícil e complicado.
Pro fim, um dos maiores problemas da internet é cadeia de boatos que podem ser gerados, e causar todo um problema na sociedade, dessa forma, o discussão ética deve ser colocada em mesa.
Jornalismo na era virtual – Bernardo Kucinski
ResponderExcluir- uma revolução para muito além das comunicações – novas tecnologias levam a organização da produção a uma nova direção oposta à da revolução industrial.
A internet é a mais importante inovação derivada dessas novas tecnologias no campo das comunicações. Na internet e no seu instrumento de trabalho, o computador combina-se de recursos quase infinitos da informática e microeletrônica e o princípio da digitalização, que permite transformar todos os sinais gráficos e sonoros em sinais digitais básicos que, por sua vez, podem ser processados, combinados, manipulados, transmitidos e gravados nas mais diversas formas.
- a funcionalidade múltipla da internet - função de transmissão de dados, de mídia, de ferramenta de trabalho e de memória.
- a internet como meio revolucionário de transmissão – muda os conceitos de tempo e espaço. A www como meio de transmissão é também um novo tipo de agência de notícias.
- a internet como ferramenta de trabalho e memória de uma nova era – cada trabalhador intelectual esteja onde estiver, tem acesso aos bancos de dados de todo o mundo, além de jornais e revistas, que cada vez mais produzem também uma versão para a internet.
- a internet como mídia e espaço de socialização – nesse espaço, as respostas são rápidas e diretas, a interlocução é total. Ela define um novo tipo de espaço de diálogo e interação absolutamente original, com as características ontológicas de um novo espaço público.
- o jornalismo on line – funciona como uma agência de notícias provisória, que pauta os outros meios de comunicação, ao mesmo tempo em que funciona como leitura final para o usuário da internet.
- uma nova linguagem e uma nova maneira de organizar – textos curtos para uma leitura rápida. Permite também a leitura comparativa e acesso a textos grandes. A internet é uma mídia mais interativa do que jornais ou TV e dotada de alguns recursos específicos para o exercício da interatividade como o chat.
- a essência libertária da nova revolução comunicativa – com a informática e a internet, abre-se uma nova era. É celebrada a terceirização no jornalismo, forma discreta de decretar a morte da fábrica de notícias que é a grande redação. A internet pode ser o começo de toda uma nova era do capitalismo, que se caracteriza como já se nota em outras áreas, pela fragmentação e pela autonomia do indivíduo.
0615684 - Sonia Amaro (parte 01)
ecnologias no campo das comunicações. Na internet e no seu instrumento de trabalho, o computador combina-se de recursos quase
ResponderExcluir- concentração e fragmentação na sociedade da informação - formam-se grandes conglomerados de comunicação, num processo gigantesco de megafusões comandado por capitais financeiros cada vez mais autônomos e extraterritoriais.
- os problemas éticos da internet e a falácia da exclusão digital – no plano ético, a internet cria novos dilemas além dos já existentes no jornalismo, principalmente porque derrubou a demarcação entre comunicação pessoal e coletiva e, portanto, entre os conceitos de público e privado.
- rompimento da demarcação entre público e privado – a internet criou um novo espaço de comunicação que é ao mesmo tempo pessoal e público.
- o rompimento do conceito de direito autoral – com as ferramentas de cópia, inclusive de sons e imagens, a internet torna difícil a sobrevivência do direito autoral.
- uma ética do plágio? Com a internet modifica-se também o caráter da pesquisa bibliográfica e documental. A facilidade de localizar os temas na world wide web, de copiar e misturar trabalhos e deles se apropriar, camuflando o plágio por meio de pequenas modificações, assim o anonimato do contato e do pagamento abriu caminho a pratica da fraude intelectual, da cópia de trabalhos e de idéias por intermédio da internet.
- a produção apócrifa e o falseamento dos fatos – a internet tem se mostrado também como um espaço de boatos e fofocas, ideal para a disseminação de falsidades porque aceita qualquer mensagem e a mensagem não precisa ser certificada, seja de sua autoria, seja de sua veracidade.
Na internet se reabrem discussões clássicas da ética, como o conflito entre o público e o privado e entre responsabilidade e liberdade. Na internet, mais do que em outros meios, se materializa hoje o paradoxo ético criado pela falência de valores surgidos no iluminismo e não preenchidos pela ética da pós-modernidade.
A internet é também um novo costume, um hábito. Os costumes são determinantes dos valores éticos. Paradoxalmente, é espaço em que melhor se manifesta o fenômeno da fragmentação ética de nossos tempos, mas também o refúgio ideal dos libertários, dos que não se resignaram.
0615684 – Sônia Amaro (parte 02)
Alguns Pontos Positivos da Internet como meio midiático, segundo Kucinski:
ResponderExcluir- Mais interativo que jornais e TV
- Facilita o exercício da cidadania, revoluciona a Administração Pública e pode ser instrumento de organização da sociedade
- Baixo custo de acesso à informação
- Democratização da informação
- Informação rápida, ampla e sem grandes margens de controle ou censura
Alguns Pontos Negativos da Internet como meio Midiático, segundo Kucinski:
- Prejuízos autorais. Uso de obras sem o determinado pagamento ao autor e sem as devidas citações.
- Dificuldade de controle no que diz respeito a crimes virtuais. Alto nível de anonimato e território “sem leis”
- Predominância da visão ocidental de mundo
- Dificuldade no controle da veracidade das informações
Lucas Moura de Sá
Kucinski demonstra que a internet é uma mídia muito interativa, mais até do que jornais e TV, uma vez que seus recursos oferecem mais interatividade. Afirma que a internet revoluciona a Administração pública, organiza a sociedade mais facilmente e ajuda no exercício da cidadania. A individualidade que a internet produz, foge ao controle das grandes corporações, pois permite custo baixo para quem quer acessar.
ResponderExcluirKucinski levanta aspectos negativos da Internet no ponto de vista do Kucinski está relacionados a ética, ou seja, a ética entre o público é o privado, com a internet este espaço muito grande entre o público e o privado ficou reduzido a zero. Seus conteúdos são os mais arbitários possíveis e, por meio da facilidade de copiar, ela destruiu na prática o conceito de direito autoral
Liliane Ribeiro dos Santos - 0602507
Kucinski exalta a internet como espaço de manifestação da diversidade ética e cultural; do desenvolvimento do individualismo e da expressão do libertarismo. Para ele, a revolução tecnológica encabeça pela internet tem como principal característica o fato de ser “barata, anticoncentradora e libertária”.
ResponderExcluirProssegue Kucinski: na internet não há limites para a quantidade de informações que pode ser transmitida num determinado tempo. Além disso, na internet podem ser transmitidos todos os tipos de informação, não apenas gráficas, mas algébricas, numéricas, sonoras, imagéticas. Também o aceso é irrestrito, devido ao baixo custo.
A internet tronou-se um poderoso instrumento de trabalho. A possibilidade de acessar bancos de dados em qualquer lugar do mundo e a facilidade de atualizar são aspectos essenciais a quem precisa acessar esses acervos com frequência.
Também na administração pública a internet tem marcado a sua contribuição. Ela possibilitou o acesso do cidadão comum aos serviços públicos com interatividade, agilidade e eficiência nunca antes vistas.
Não se resume a essas virtudes a internet. Esse jovem agente da comunicação tem se qualificado como um ótimo espaço de socialização e como nova mídia muito mais dinâmica que as tradicionais.
Por outro lado, Kucisnki chama atenção para eventuais problemas que advém com esse avassalador crescimento da world wide web.
Primeiro, a autonomia criativa concedida pela grande rede pode dar demasiado espaço aos copiadores de idéia, difundindo assim o plágio e acabando com os direitos autorais.
Devido à extensão do território “internético” torna-se difícil combater este tipo de prática.
Além disso, aferir a veracidade dos fatos que circulam na rede é outra tarefa quase impossível.
01)Os autores se identificam na abordagem da mídia de internet como um meio de comunicação sem censura por um determinado grupo. O que faz aumentar o acesso às informações de todos dando autonomia aos jornalistas ou a quem posta as informações. Esses são provados principalmente no texto de Venício Lima. Outro ponto de convergência entre eles é o custo desse novo aparelho de comunicação, que se torna uma forma mais barata de obter acesso as informações
ResponderExcluirEntre os autores não existem pontos divergentes pois embora eles tratem de assuntos iguais eles apenas se complementam.
Meyre France Ferreira Leão
0713325
02) Os números reforçam os argumentos de Venício Lima.
Quantidade de acessso em tempo de horas
Aumento de fontes de informações- 70 milhões de Blogs
81% Buscam informações em blogs
ionfluência no Brasil é de 82% enquanto nos Estados unidos é de 61%
Meyre France Ferreira Leão
0713325